A eterna briga entre gerencial e contábil

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Umas das coisas mais curiosas dentro de uma área administrativa é a eterna briga entre os relatórios contábeis e os relatórios gerenciais. Confesso que no início eu era do “time gerencial” e todos os dias brigava com a contabilidade, até que um dia eu decidi entender um pouco de contabilidade. Mas afinal o que é contabilidade?

A Contabilidade é a ciência que mede a realidade econômica de uma organização afim de permitir o planejamento e controle adequados de entidades econômicas (wikipedia)

Descobrir que a contabilidade é uma ciência me abriu muitas portas para entender como ela funciona e que gerencial e contábil não são concorrentes, mas complementares. O grande problema é que os gestores não entendem nada de contabilidade e os contadores não fazem o menor esforço para explicar em uma linguagem que todos entendam. Então vamos aos fatos.

A contabilidade por ser uma ciência deve seguir os padrões nacionais e internacionais, as leis, as boas práticas e mais um monte de regra, um contador não pode por opinião própria considerar ou desconsiderar um lançamento. Eu costumo dizer que é igual ao futebol, apesar de não concordar com a regra de impedimento um juiz não pode simplesmente ignorá-la para uma determinada partida.

Já os relatórios gerenciais não têm nenhuma regra ou padrão a ser seguido, podemos considerar ou não qualquer lançamento, calcular os indicadores como for mais “adequado” para empresa. E em via de regra, os relatórios contábeis e gerenciais nunca batem.

Para tentar diminuir esse abismo entre as duas informações temos cinco dicas muito importantes, lembrando que o grande vencedor sempre deve ser a empresa:


Contadores saiam da torre de marfim

Eu sei que as pessoas que estudaram contabilidade estão acostumadas a utilizar termos como:

  • Ativo Circulante;
  • Capital Social;
  • Passivo Exigível;
  • Liquidez Corrente;
  • Depreciação acelerada.

É algo natural e corriqueiro, pois, cada um desses termos explica algo muito maior e geralmente complexo, só que não faz parte do cotidiano de nenhum negócio (somente das empresas de contabilidade), nenhum gestor faz levantamento do passivo circulante da empresa, mas todo gestor faz o levantamento de tudo que tem para pagar nesse ano. É a mesma coisa dita de formas diferentes.


Relatório gerencial só serve para análise

Gestores, não adianta fazer um relatório maravilhoso que explique todos os problemas da empresa sendo que a contabilidade não reflete seu relatório. Querendo ou não a forma de comunicação com outras instituições fora da empresa é utilizando os relatórios contábeis.

O relatório gerencial é extremamente útil para realização de projeções e auxiliar na tomada de decisão, mas ele não substitui ou anula os relatórios contábeis. Não adianta ter um relatório gerencial que demonstra como a empresa é lucrativa sendo que na contabilidade seu DRE mostra que teve prejuízo no período. Quando for pedir um empréstimo, passar por uma auditoria ou até abrir capital é o contábil que vai valer.


Contabilidade não é uma obrigação governamental

Esse é um problema recorrente, principalmente em pequenas empresas. A contabilidade só é feita porque as empresas têm que pagar os impostos e fazer suas declarações ao governo, logo, somente o contador acompanha o demonstrativo de resultados.

A contabilidade é uma ferramenta de análise financeira que deve ser empregada para entender a saúde financeira de uma empresa, como todos as empresas bem-sucedidas utilizam o mesmo “padrão” de contabilização e os mesmo indicadores é possível comparar e aprender com elas.


Tenha um contador que entenda do seu negócio

A contabilidade deve refletir a operação de uma empresa e para isso seu contador deve entender profundamente como sua empresa funciona. Infelizmente no Brasil as leis são complexas e tem uma gama interminável de interpretações, com isso o mesmo produto ou serviço pode ser classificado em diferentes categorias, com diferentes tributações e em lugares diferentes do seu DRE, afetando diretamente o resultado da empresa.

A única forma de resolver esse problema é contratando um contador que entenda profundamente do seu negócio e da sua operação, pois só assim ele irá conseguir ajustar o demonstrativo contábil a realidade operacional da empresa. E acredite, você pode melhorar o resultado da sua empresa somente com uma boa contabilização.


Unifique as visões gerenciais e contábeis

Por fim, trabalhe fortemente na sua empresa para unificar as duas visões, pois são duas faces da mesma moeda, se um relatório não explicar o outro, os dois estão errados. Cultive uma cultura de colaboração de modo a colher resultados reais, se sua operação mudar a contabilidade deve acompanhar a mudança.


É isso ai pessoal.

Posts Relacionados

Segurança da Informação

LGPD vs BUG Y2K

Vamos começar quebrando a tensão. A LGPD não é o novo bug do milênio, mas que parece, parece. Eu pensei nesse título depois de ler

Gestão de TI

Eu gosto do seu trabalho, mas….

Já ouviu uma frase começando assim? Esse “mas…” já faz arrepiar até o colaborador mais sênior do grupo. Não, ninguém gosta de ouvir uma reclamação.