Esqueça as ideias mirabolantes, foque na constância

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Apesar de tudo que estamos passando em meio a essa pandemia, tenho que me alegrar quando começo a ver que as mitologias digitais estão sendo desfeitas aos poucos. E é sobre uma elas que decidi falar dessa vez.

Vou começar com um papo bem de velho, falando do conto da lebre e a tartaruga, pois desde criança eu ouço que “devagar se vai ao longe”. Isso, via de regra, não é o caminho, mas sim uma característica de um negócio de sucesso.

“Coloque sua ideia a prova do tempo, e saberá se ela é realmente boa”

Como já falei em vários outros artigos, a onda do imediatismo está muito latente e todos querem tudo para agora. Isso está impulsionando uma leva de novos surfistas digitais, afinal se você não conhece a Bettina que transformou 1.500 reais em 1 milhão, você não está usando a internet direito (Empiricus paga nóis).

O que mais vejo são pessoas que tem uma ótima ideia e uma falsa impressão que o sucesso é algo imediato, que em um instante serão famosos e terão muito dinheiro. Isso é até algo possível, existem casos de pessoas que tiveram um sucesso descomunal em pouquíssimo tempo, mas infelizmente essa não é a regra e sim a exceção. Essa semana ouvi uma frase que realmente consegue explicar isso:

“O cemitério dos fracassados é silencioso”

Ninguém escreve um livro sobre ser um péssimo empresário ou como nunca teve sucesso. Toda vez que alguém fala do seu fracasso é utilizando uma forma de narrativa criada por Joseph Campbell que possui 12 etapas, a famosa “A jornada do herói”, onde a oitava etapa é a “Provação”. Geralmente nessa parte o herói morre, perde tudo, descobre que o vilão é seu pai ou coisas do tipo, para que na etapa seguinte, nona etapa, ele receba “A recompensa”, o tão aguardado sucesso.

Quando ajudo pessoas mais jovens a tentar achar seu caminho, sempre surge a questão do sucesso do Facebook, Google, Microsoft e Amazon e geralmente são citadas como empresas que mudaram o mundo em pouco tempo. Antes eu ficava muito nervoso com isso, mas agora eu simplesmente começo falando como a memória do homo sapiens funciona e como nós evoluímos para esquecer as coisas ruins, para depois mostrar que essas histórias de sucesso demoraram mais de 10 anos para serem construídas:

  • Facebook – Em 2004 foi lançado o “The Facebook”;
  • Google – Fundada em 1998 como empresa privada;
  • Microsoft – Fundada em 1975 por Bill Gates;
  • Amazon – Em 1994 Jeff Bezos fundou a Amazon.

Não estou tirando uma vírgula do sucesso delas, pelo contrário, os fundadores dessas empresas se dedicaram mil por cento em inteiro anonimato para materializarem sua ideia e criar um produto minimante viável, que poderia não dar certo, sendo que isso foi só a faísca. Depois de anos de trabalho, problemas financeiros, brigas internas, inúmeras rodadas com investidores, uma pequena e frágil chama surge. Mais anos e anos de trabalho, temos os monstros que conhecemos atualmente. Na realidade essa é a história de inúmeras empresas dos mais diversos seguimentos, está aí a Gucci que não nos deixa mentir, de quase falida a top 100 das principais marcas do mundo.

Ter uma ideia inovadora, disruptiva, algo que ninguém pensou, não chega a ser nem uma faísca. Não pense que apenas olhar para dois gravetos foram suficientes para eles iniciarem uma fogueira. Precisa de muito trabalho e, lógico, uma dose de sorte, para que se inicie o fogo e depois disso mais trabalho para o fogo crescer e depois mais trabalho para manter aceso.

Sucesso é como aprender um instrumento musical, uma arte marcial, emagrecer, etc. Leva tempo, muito tempo e, com altos e baixos, você vai querer desistir, vai treinar por anos no anonimato para ter 10 segundos de fama.

Existe duas virtudes que toda pessoa de sucesso tem: Foco e Disciplina. Tenha foco. Quando iniciar uma jornada, saiba aonde quer chegar, por mais que sua rota mude e até mesmo seu lugar de destino mude, você nunca estará perdido. Tenha disciplina, construa seu sonho um pouco a cada dia, por mais que isso demore anos, você estará construindo seu sonho.

No mundo real as pessoas que construíram alguma coisa, ficaram acordadas enquanto todos estavam dormindo, estavam sozinhos enquanto todos se reuniam, ficavam longe da família por mais que isso doesse, tinham dois empregos por mais que isso seja frustrante. Se quer realizar alguma coisa, encare seu sonho como seu segundo emprego, pois um dia ele pode virar sua liberdade.

Por fim, essa é só minha opinião.

Posts Relacionados

Segurança da Informação

LGPD vs BUG Y2K

Vamos começar quebrando a tensão. A LGPD não é o novo bug do milênio, mas que parece, parece. Eu pensei nesse título depois de ler