Já ouviu uma frase começando assim? Esse “mas…” já faz arrepiar até o colaborador mais sênior do grupo. Não, ninguém gosta de ouvir uma reclamação. Até existem aqueles seres evoluídos que dizem levar numa boa, mas o fato é que leva muito tempo de amadurecimento profissional para que você consiga lidar bem com “feedbacks negativos”.
E é justamente por isso que um bom gestor deve se preocupar muito e se preparar bem para um momento de feedback com seus colaboradores. Desde o que falar, como falar, quando falar, todos são pontos fundamentais que podem transformar o momento do feedback em um momento de reflexão e crescimento ou um momento de discussão e desmotivação.
A base de um bom feedback está em um bom canal de comunicação entre quem dá o feedback e quem recebe. Uma relação de confiança e respeito ajuda muito nesse momento. E claro que existem mais algumas dicas que todo gestor deve se atentar na preparação para um bom feedback. Por exemplo:
O momento. Dê o feedback sempre de forma imediata. Não postergue isso para um mês depois, quando já não tiver mais significado, ou quando você pode até ter se esquecido de algum detalhe.
A objetividade. Seja claro, objetivo, não faça rodeios. Aborde o ponto a ser discutido e encare.
O protagonismo. É você gestor quem está dando o feedback então, use frases na primeira pessoa. Em vez de dizer “Você me deixa chateado com seus atrasos”, diga: “Eu fico chateado quando você não cumpre os prazos.”
A Clareza do que fazer. Peça pela mudança de comportamento. “Eu me senti prejudicado por você não ter entregado o relatório assim que cheguei de manhã. Isso era muito importante para mim. Por favor, a partir de agora, me encaminhe os relatórios assim que eles ficarem prontos.”
Algumas pequenas substituições de palavras. Troque o “mas” pelo “e”. Troque o “tentar fazer” pelo “fazer”. Troque o “se fizer” pelo “quando fizer”. Troque o “espero que faça” pelo “sei que fará”. Todas essas pequenas mudanças de diálogo servem para reforçar e positivar a mente do recebedor e ajudar com que ele entenda sua mensagem da forma mais assertiva e positiva possível.
E, por fim, demonstre que você se importa. Você pediu pela mudança de comportamento. Ela veio? Então reconheça! Isso é reforço positivo. Faça isso de forma rotineira. E para que isso seja possível, você precisa ser um gestor presente, um gestor que acompanha sua equipe. Não há varinha mágica para isso.
Se comunicar é sempre um desafio. A boa notícia é que essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida com muito treino e preparo. Então, não deixe para amanhã o feedback que você pode dar hoje mesmo!