O Planejamento estratégico de TI e o BSC

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Uma das ferramentas mais importantes de um bom gestor de TI é o seu planejamento estratégico. Mas, como começar? Como montar um planejamento estratégico que realmente direcione minha TI para o crescimento e performance desejados?

 

Existem vários métodos e ferramentas eficientes que podem apoiar o gestor nesse momento, mas hoje falaremos de uma em particular, o Balanced Scorecard, ou BSC.

 

Um bom planejamento estratégico deve ter sempre o cliente como centro. O cliente da TI, o cliente do negócio. Todos eles devem ser considerados. Falar a linguagem do negócio é de suma importância nesse momento. Por isso é fundamental o diálogo entre o TI e o negócio. Ouvir mais e entender o que o negócio realmente precisa fará com que o planejamento estratégico da TI esteja diretamente alinhado com o planejamento estratégico do negócio.

 

O BSC te direciona justamente nesse caminho. Ele pode ser resumidamente definido como um modelo de gestão estratégica que apoia a mensuração do progresso rumo às metas traçadas, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas.

 

Sabe qual é o segredo aqui? É fazer com que o gestor consiga entender claramente os objetivos de sua estratégia e, a partir deles, chegar à definição das iniciativas que devem ser executadas.

 

Viu como é importante que o gestor entenda como o TI pode de fato suportar os objetivos da estratégia do negócio? Só assim é possível desenhar um mapa eficiente. Para que tudo isso seja colocado em prática e mensurado, o BSC sugere que deve-se levar em conta 4 perspectivas diferentes:

  • Perspectiva Financeira
    • Para satisfazer nossos acionistas, quais objetivos financeiros devemos seguir?
  • Perspectiva do Mercado
    • Para atingir nossos objetivos financeiros, que necessidades de nossos clientes devemos atender?
  • Perspectiva de Processos Internos
    • Para satisfazer nossos clientes e acionistas, em quais processos internos devemos ser excelentes?
  • Perspectiva de Aprendizado
    • Para atingir nossas metas, como nossa organização deve aprender e inovar?

 

Conseguindo responder a essas perguntas, o próximo passo é definir, para cada uma das perspectivas:

  • Seus objetivos
    • Definir o que a empresa deseja alcançar em cada perspectiva estratégica.

  • Que indicadores usar
    • Indicam o desempenho da empresa referente a cada objetivo definido.

  • As metas a serem atingidas
    • Em função dos indicadores, qual o nível de performance esperado que se deve atingir.

  • Os projetos estratégicos na prática
    • As ações, iniciativas e intervenções que devem ser tomadas para que se atinjam as metas de desempenho determinadas.

 

Como um primeiro exercício, montar um BSC do zero pode parecer complexo. Mas, tendo em mente que você como gestor de TI deve e muito se basear nos objetivos que o negócio tem como guia, fica fácil entender como sua TI vai viabilizar tudo isso. 

 

Cada vez mais a TI tem se tornado o ponto de apoio mais importante para os negócios então, basta que você traduza isso e desenhe um mapa que permita a TI fazer a diferença de fato para o negócio no dia a dia.

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